quinta-feira, 25 de julho de 2013

LITURGIA DE UM CULTO

1º Estando no horário de começar o culto, convida-se a todos para fiarem de pés, e o dirigente diz: NESTE MOMENTO VAMOS FAZER UMA ORAÇÃO, PARA INICIARMOS ESTE CULTO DE ADORAÇÃO A DEUS. Em seguida deve se fazer uma oração especifica, pedindo as bênçãos do Senhor, a sua proteção, a sua presença, e que ele receba a adoração que esta sendo feita naquele lugar.

2º Logo após a oração inicial canta-se 3 hinos da nossa harpa cristã, conforme os costumes da nossa igreja. Estes hinos poderão ser cantados pelas irmãs, irmãos presentes, mas é de preferência que o dirigente cante.

3º Depois dos hinos cantados, mais uma vez, convida-se a todos a colocarem-se de Pés, para fazer a leitura oficial, que é a leitura introdutória. O DIRIGENTE DIZ: CONVIDO A TODOS A FICAR DE PÉS MAIS UMA VEZ, PARA FAZERMOS A LEITURA DA PALAVRA DE DEUS.
 
4º Depois da leitura introdutória, aproveita-se que a igreja está de pés, e faz uma oração pela palavra que foi lida, e direcionada por Deus.
 
5º Depois destas liturgias, o dirigente da seqüência ao culto distribuindo as oportunidades, aos irmãos presentes. O DIRIGENTE DIZ: O IRMÃO FULANO, OU A IRMA FULANA, ESTA COM A OPORTUNIDADE: OBS. PARA CANTAR, OU TRAZER UMA PALAVRA, OU UMA SALDAÇÃO.
 
6º Por volta das 7.40 hrs, deve-se fazer as apresentações dos visitantes, para isso o dirigente pede a recepcionista a lista dos visitantes, e nominalmente os apresenta.
OBS.Quando tiver autoridades eclesiásticas presentes, ou convidados especiais, ou seja pregadores ou cantores que foram convidados para cantar ou pregar naquele culto, deve se apresentar os mesmos logo após a oração da leitura introdutória, e informar a igreja quem vai ser o pregador do culto, assim quem estiver dirigindo o culto, não dará oportunidade antecipadamente ao pregador.

7º Depois do momento de oportunidades, deve-se tirar as contribuições, ou seja os dízimos e ofertas para casa do Senhor. O dirigente deve fazer uma oração pelos contribuintes, antes de ser tiradas as contribuições, não é necessário que a igreja esteja de pés ao fazer esta oração, que deve ser especifica, ou seja pedindo a Deus que abençoe os ofertantes e dizimistas que irão contribuir para o bom desenvolvimento da obra de Deus aqui na terra.
 
8º Depois das contribuições, antes da mensagem deve dar-se os avisos, pra no final do culto os irmãos ficarem livres para irem pra suas casas.
 
9º o dirigente mais uma vez convida a igreja a se colocar de pés: E DIZ: NESTE MOMENTO CONVIDO O : O PASTOR, PRESBíTERO, EVANGELISTA, MISSIONÁRIO, MISSIONÁRIA, DIACONIZA,DIACONO, AUXILIAR, OU O IRMÃO......QUE VAI MINISTRAR A PALAVRA DE DEUS PARA A IGREJA NESTA NOITE, OU NESTA TARDE, OU NESTA MANHÃ, DEPENDENDO DO MOMENTO DO EM QUE ESTIVER SENDO REALIZADO O CULTO. É IMPORTANTE QUE SE DEIXE QUEM VAI MINISTRAR ORAR, OU PEDIR P ALGUEM ORAR, temos agido assim, não orando pelo pregador antes de passar pra ele, em virtude de muitos pregadores fazerem outra oração no momento em que vai ministrar, e isto é falta de ética, pois esta invalidando a oração que foi feita.
 
10º O dirigente não deve fazer outra pregação, ou fazer comentários muito longo, depois que receber o microfone do pregador, pois isto tira o brilho da mensagem, e é falta de ética.
 
11º Depois da pregação, se houver descrentes deve ser feito o convite para aceitar a Cristo, como Salvador, é importante não chamar as pessoas pelo nome, pois isto pode constrangê-las e elas não voltarem mais se não aceitar, e também não ficar insistindo muito tempo.
 
12º Se houver conversões, o dirigente de apresentá-los ao Senhor, orando pelos mesmos.
 
13º Em seguida deverá, convidar a igreja a se colocar de pés, para fazer a oração de encerramento do culto, esta oração deve ser especifica, ou seja agradecendo ao Senhor, pelos louvores, pelos testemunhos, pela palavra que foi ministradas, e se houver tido conversões, pelas almas que se renderam aos pés dele. E abençoando a todos. Depois da oração dar as bênçãos apostólicas dizendo: RECEBAM AS BENÇÃOS APOSTOLICAS: QUE O AMOR DE DEUS, AGRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, E AS CONSOLAÇOES DO ESPIRITO SANTO SEJAM COM TODOS, E TODOS DIZEM! Ai a igreja responde: AMEM. DE A PAZ DO SENHOR, AO IRMÃO QUE ESTA DO SEU LADO. E VÃO COM DEUS PARA SEUS LARES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário